segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Liberdade, Fiabilidade, Responsabilidade

 Hoje em dia navegamos muito ao sabor dos ventos e correntes das redes sociais. Há um primeiro 'post' de que nem sabemos bem a origem e, minutos depois, por redes do mundo inteiro, a informação foi difundida, sem ser analisada ou verificada a sua veracidade e fiabilidade.

Navego nas redes sociais, como toda a gente (atrevo-me a usar esta generalização, apesar de chamar muitas vezes a atenção para a injustiça das generalizações) e hoje deparo-me com uma profusão de publicações sobre o Dia Mundial da Liberdade. 

Procuro a sua origem. Dizem as várias publicações que encontro (que afinal parece que são todas a replicação de uma) que hoje é o Dia Mundial da Liberdade, definido pela ONU e difundido pela UNESCO. Que ótimo, penso, vou aproveitar para escrever algo do tanto que deste tema me interessa para a formação de Cidadania. Vamos então ver como, quando e porquê, considerou a ONU (Organização das Nações Unidas) este dia como o Dia Mundial da Liberdade?

No site oficial da ONU não existe nada sobre isto. Fala do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, que se definiu como sendo o dia 3 de maio. Estranho...Depois comecei a pensar que a designação "dia mundial" é de desconfiar, pois, dada a dificuldade de todo o mundo se por de acordo sobre determinados assuntos (devido a diferenças culturais, religiosas, de agenda política, etc) é mais comum designar-se uma data como "dia internacional". Será verdade, pois são vários os países que a comemoram (normalmente os países membros da ONU) e menos arrogante, abandonando a pretensão de ser mundial. Aprendi também que há vários dias que se diziam por cá mundiais (por exemplo, o Dia Mundial da Criança) e que o não são, tendo vindo a encontrar a mesma data comemorada em dias diferentes, conforme os países: neste caso o Dia da Criança que se comemora em Portugal a 1 de junho é comemorado no Brasil a 12 de outubro.

Pesquiso, pesquiso e encontro então a possível fonte que jorrou a informação de hoje nas redes, mais exatamente no Facebook, que foi onde eu vi e não quero generalizar: calendarr.com. Esta página pode depois adaptar-se a cada país, selecionando o país pretendido numa lista de países. Selecionei, obviamente Portugal, com o tema pesquisado e surge o seguinte texto:

"O Dia Mundial da Liberdade celebra-se a 23 de janeiro.

Em Portugal o Dia da Liberdade comemora-se a 25 de abril, mas a data internacional para celebrar a liberdade calha no calendário a 23 de janeiro. A data foi criada pela ONU e proclamada pela UNESCO.

A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.

Liberdade na Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla a liberdade no Artigo 1.º: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” (...) "  https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-liberdade/

Na realidade, quando se indica uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas costuma indicar-se a data e o nº da resolução. Não consegui encontrar nada disso e por isso desconfio, agora, da veracidade desta informação, da fiabilidade desta página de internet e da capacidade analítica de todos os que difundiram a informação.

Mas apesar de tudo isto resolvi não perder a oportunidade de celebrar a Liberdade, aproveitando para incentivar o uso do espírito crítico na difusão de informação. O facto de termos muita (não toda!) a informação disponível nem sempre quer dizer que essa informação corresponda necessariamente a conhecimento, se a usarmos de forma automática, sem a verificarmos e termos a certeza daquilo que estamos a afirmar.

Gosto muito de frisar que Liberdade rima com Responsabilidade e essa é a forma como a informação (livre) deve ser usada em Democracia, num verdadeiro exercício de Cidadania.

Já agora aproveito pata divulgar as páginas fiáveis para procurar os dias designados pela ONU: 

    em português: https://unric.org/pt/

    em inglês: https://www.un.org/en/

Boas pesquisas!  Boas aprendizagens!



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia da Poesia: Um Poema que pudesse morrer

"Quem me dera ter um jardim e saber das plantas e pô-las a florir e aquilo resistir, ou saber as que são de inverno e as que são de ver...