segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Dia Mundial da Rádio

 Hoje é o Dia Mundial da Rádio. Desde 2011. Proclamado pela UNESCO (United Nations for Education Science and Culture Organization).

Para as comemorações deste ano a UNESCO propôs o tema "Rádio e Paz". Penso que atualmente qualquer comemoração pode e deve associar os esforços de paz às suas intenções, dado esta estar ameaçada simultaneamente em várias partes do mundo.

Rádio e Livros marcaram a minha infância e adolescência. Com estes veículos de cultura aprendi muitas palavras, adquiri conhecimentos, experimentei os primeiros dilemas...A rádio estava sempre a tocar lá em casa, acompanhava as mais diversas tarefas e desempenhava uma plêiade de funções que hoje vão cabendo a outros instrumentos, geringonças, aparelhos, meios e redes de comunicação. Tal como os Livros, a Rádio já viu o seu fim anunciado por vários comentadores que a consideram obsoleta e desnecessária num mundo da imagem. Mas a Rádio (tal como os Livros) tem sabido renovar-se, reinventar-se, reerguer-se e não perdeu nunca o seu lugar.

Na pesquisa que fiz para escrever estas palavras encontrei que está demonstrada "a importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É, também, um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, garantindo o acesso à informação e ao ensino." https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-radio

A Rádio acompanha muitos contextos de trabalho e certamente muitos trajetos de automóvel e autocarro feitos diariamente por milhões de pessoas. Não obrigando a uma atenção tão completa como a televisão, as emissões de rádio servem frequentemente de moldura a importantes partes do dia dos cidadãos. Os serviços noticiosos da Rádio são, creio, a principal fonte de informação de grande parte do país. As informações sobre o trânsito e a metereologia são preciosas no planeamento do dia a dia de muita, muita gente.

Eu sou do tempo das radionovelas e do teatro radiofónico e nenhuma imagem "pronta a consumir" substitui as imagens que criávamos na nossa mente ao ouvir na Rádio as personagens de uma narrativa; tal como acontece com os Livros...

As campanhas eleitorais (os tempos de antena) e os debates de ideias em geral, também são uma fonte muito importante para a opinião pública.

É ainda num portal de informação ao cidadão da União Europeia que colhemos as seguintes palavras sobre Rádio e Democracia:  "Apesar da desigualdade existente em termos de desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no acesso a novas tecnologias, a rádio continua a ser uma forma de acesso à informação acessível e alcançável, mesmo sem a existência de eletricidade. Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e de pensamento, promovendo a diversidade e suprimindo o fosso entre tecnologias tradicionais e avançadas. (...) Ao relatar e informar o público em geral, as estações de rádio moldam a opinião pública e traçam uma história que pode influenciar situações nacionais e internacionais e processos de tomada de decisão."

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-radio

Reconhecendo a importância e força da Rádio nos processos de formação de opinião (logo de aprendizagem) o Centro Qualifica de Cister vem desenvolvendo desde 2021 uma parceria com a nossa rádio CisterFM. Durante um ano desenvolvemos o programa Ao Som das Palavras, que se destinava a estimular hábitos de leitura, lendo, de forma expressiva e contextualizada, pequenos textos literários como crónicas, contos e artigos de imprensa. Atualmente temos em curso o programa Vozes & Nozes sobre uma leitura do território do concelho de Alcobaça que incide na toponímia, nos paineis e percursos e em diversas características desta nossa terra tão versátil.

Como a Rádio oferece hoje um conjunto de produtos que nos permitem escolher e ouvir os programas ao nosso ritmo, os programas que referimos e que resultam desta parceria entre o Centro Qualifica de Cister e a CisterFM estão disponíveis em podcast no site da rádio e no Spotify. Para ouvir se quiser, quando quiser e ao ritmo que quiser.

Esperamos assim também poder contribuir para a Aprendizagem ao Longo da Vida nas ondas da Rádio e para a participação cidadã no nosso município.

Feliz Dia Mundial da Rádio!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia da Poesia: Um Poema que pudesse morrer

"Quem me dera ter um jardim e saber das plantas e pô-las a florir e aquilo resistir, ou saber as que são de inverno e as que são de ver...